2 de julho de 2014

Kupapata

Mais um post dedicado aos "transportes público-privados" de Angola. Desta feita de 3 rodas.

São potentes e são bastante comuns no Soyo. Tão ou mais que os Candongueiros (aqui).

Estes veículos são robustos e versáteis ao máximo. São capazes de passar nos piores trilhos de picada e por isso vão onde outros transportes não conseguem chegar.

Tanto podem levar 10 passageiros (tipo concurso do Júlio Isidro), como podem carregar materiais de construção, produtos hortícolas e animais. Às vezes, tudo ao mesmo tempo.

O número máximo de passageiros está condicionado à habilidade que os mesmos têm de se pendurarem na motorizada. Dentro da caixa, agarrados ao toldo, ou mesmo sentados à frente, de costas para o trânsito. Vale tudo.

Na estrada, atravessam e ultrapassam (seja pela direita, seja pela esquerda) com tal à vontade e desfaçatez que é como se tivessem total e absoluta prioridade sobre os outros veículos. Nem vale a pena contrariar.

É frequente vê-los "arrumados" na berma da estrada com uma roda no ar.

É que aqui, a oficina é onde for preciso.

Aqui são conhecidos por Kupapata, mas para mim são os Kawa qualquer coisa, porque a maioria deles são de marcas cujo nome é decalcado da marca nipónica Kawasaki.

Por exemplo Kawasiki, Keweseki, Kewasek, Kawaseki, Kawisiki, Kawesekl e por aí fora.

Eis alguns exemplares...





E lá vão eles...













Ou talvez não...

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