5 de novembro de 2014

Resultado Final

SLB 1 - 0 AS Mónaco (Liga dos Campeões - Fase de Grupos, Jornada 4)
(Talisca 82')

Esta manhã fui surpreendido por comentários de colegas muito animados face à exibição de ontem do Benfica.

Já ontem, tinha visto (ouvido) na televisão após o jogo expressões como "vitória do querer", "intensidade", "vigor" e por aí fora caracterizando o que fizemos contra o Mónaco.


Pois bem, admito que possa estar totalmente enganado, mas o que eu vi foi uma exibição exactamente na linha da esmagadora maioria das que fizemos esta temporada.

Um meio campo defensivo que não funciona, um centro da defesa periclitante (vai-nos valendo Luisão), lado esquerdo defensivo com extremas dificuldades em suster o adversário (bolas nas costas a toda a hora), dificuldades em manter a posse de bola (tenho ideia que 90% das bolas que chegam ao Sálvio são perdidas), pouca e má definição do jogo perto da área adversária, poucos lances de perigo criados e... Talisca a marcar.

Sendo sincero, acho que fizemos um jogo fraco.

O espaço entre os nosso centrais e o meio campo continua a ser imenso (não percebo os elogios a Samaris), as situações em que os adversários surgem em igualdade numérica perante a nossa defesa são várias, as percas de bola em lances individuais sem sentido umas atrás das outras e há pouca capacidade de criar ocasiões de golo.


Não que não tenhamos merecido a vitória, mas face ao que jogou, se o Mónaco vencesse também não teria sido injustiça nenhuma. Aliás, ficámos a um apito do empate, pois o árbitro podia muito bem ter assinalado penálti naquele lance de Jardel que ao cair na área (empurrado?) sobre a bola a atingiu com o braço. Não terá sido intencional, mas que tocou, tocou.

Posto isto, ainda não perdi a esperança de que a equipa vá melhorar, mas temo que não nos consigamos aguentar no topo da classificação (do campeonato).

No que diz respeito à Liga dos Campeões, com esta vitória mantivemos todas as saídas em aberto, talvez à excepção do 1.º lugar), mas nada está garantido. Era muito importante assegurarmos a passagem aos 1/8 de final, mas há 3 equipas em disputa da 2.ª vaga, pelo que só vejo uma hipótese: ganhar ao Bayer Leverkusen e Zenit.


A próxima jornada europeia definirá muito do que vai ser a classificação final do Grupo.

Destaques positivos:
Talisca, Quem marca o golo decisivo num jogo destes tem que ser destacado. Além disso, nota-se que está mais solto, mais rápido e mais forte, embora por vezes ainda ceda à tentação de querer "brilhar".
Julio César. Bom jogo com um par de boas defesas que asseguraram o zero na nossa baliza. Também esteve muito bem a jogar com os pés. A continuar.

Destaques negativos:
Sálvio. Está completamente fora de forma. Tudo lhe saiu mal e o excesso de iniciativas individuais estragou muito jogo da equipa. Sugiro uma passagem pelo banco de suplentes.
Gaitán. Não esteve nada bem. E é nestes jogos que mais precisamos dele.

Bom, para já o que interessa é que nos mantemos na luta e nada está perdido.


Nota artística (0 a 10): 6

Allez, Allez, Allez Benfica, Allez!

Sem comentários:

Enviar um comentário