SLB 1 - 2 Ol. Marseille (Jogo de Preparação)
(Nico Gaitán 13'; Gignac 21', Batshuayi 56')
Ponto prévio. Quando consegui ter acesso à B(enfica)TV já o resultado estava em 1 - 1, portanto não tenho como avaliar o que se passou nos primeiros 25 minutos deste jogo.
Apesar disso, parece-me que já foram dadas indicações suficientes para poder afirmar que o plantel à disposição de Jorge Jesus não tem de forma geral qualidade para manter o mesmo nível apresentado na(s) época(s) anterior(es).
São sinais dos tempos.
Mas vamos por pontos.
Acredito que os 11's que têm jogado, pouco terão a ver com o 11 que vai jogar quando os jogos forem a sério.
Na época passada aconteceu o mesmo. O Jesus rodou e experimentou todos os reforços até estarem o mais possível integrados no sistema de jogo e depois nas primeira jornadas dispôs em campo um 11 quase exclusivamente formado por jogadores da época anterior (creio que a excepção era o Bruno Cortêz).
Esperemos que assim seja novamente.
Para já, sou da opinião que dos que chegaram apenas Derley e Benito têm condições para entrar no 11. Derley, apesar de não se ter mostrado muito, tem características que se adequam ao estilo de jogo que o Jesus implementou a meio da época passada e pode formar uma boa dupla com Lima.
Benito não sendo grande espingarda, tem-se revelado bastante fiável e representa um tremendo acréscimo de inteligência naquela posição face ao tempo em que Siqueira ocupava aquele lugar (também não é difícil).
A seguir temos alguns jogadores que mostraram alguma qualidade, mas que estão ainda uns furos abaixo do nível que se exige (e que é necessário) no Benfica. Incluo neste lote César e Talisca.
Não são maus de todo, mas não estão preparados. Vamos ver se um dia estarão. A realidade é que o ritmo de jogo com que o Benfica quer e tem que jogar é ainda demasiado alto para estes dois jogadores. Mas são jovens e o Jesus tem mostrado que muitas vezes consegue fazer com que este tipo de jogador desenvolva rapidamente. Por outras palavras, neste momento têm condições para ficar no plantel e jogar, mas não a titulares.
Depois, há os que para já, me parece que dificilmente farão parte do filme da época 2014/15, isto é,
Candeias (deve ser emprestado) e Luis Filipe (alguma solução se há-de encontrar).
Relativamente ao Victor Andrade não vi o suficiente.
Quanto a regressos gostava bastante que Lisandro López ficasse (apenas pelo que dele vi a época passada), mas não sei se Jesus está para aí virado.
Sidney, Jara e Nélson Oliveira, não têm na minha opinião aquilo que é preciso para ficar no Benfica. Ola John por seu turno, talvez mereça mais uma oportunidade, mas não produziu ainda o suficiente para me convencer.
Acerca do Pizzi não há nada a dizer. Haverá?
Dos "reforços" vindos da formação o João Teixeira é o único que tem estado acima das expectativas. Apesar de alguns erros à mistura com algum excesso de voluntarismo, está a fazer por justificar uma oportunidade. O Bernardo Silva mostra-se muito ansioso e talvez lhe faça bem rodar noutra equipa (e, quiçá, noutro campeonato). O João Cancelo... esquece. Está muito longe de vir a estar preparado.
Este é pois a radiografia que neste momento faço aos reforços para a nova época e o resultado não é tão agradável como gostaria que fosse. Mas ainda é cedo na pré-temporada e pode ser que alguns destes patinhos feios se venham a revelar autênticos cisnes, ou melhor, verdadeiras águias.
É necessário acrescentar qualidade ao plantel, pois tal como está é curto para a quantidade de jogos que se espera o Glorioso venha jogar na época 2014/15.
Sem comentários:
Enviar um comentário